Marc Bloch no Brasil. História e Ciências Sociais
6, 7 e 8 de maio de 2026
Universidade de São Paulo
Maison du CNRS – Rua da Reitoria, 100
Cidade universitária – Butantã – São Paulo
Entrada franca conforme disponibilidade de lugares
Inscrição gratuita, mas obrigatória para a cerimônia de abertura e coquetel do dia 6 de maio.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/BqSFREF3skbUsEUU8
Em razão do movimento grevista dos estudantes da Universidade de São Paulo, todas as atividades do colóquio “Marc Bloch no Brasil” acontecerão na Maison du CNRS, na Rua da Reitoria, 100.
contato: mbb2026sp@gmail.com
Os certificados de participação serão emitidos mediante solicitação à organização do colóquio para as ouvintes e os ouvintes presentes durante os três dias do evento (será necessária a assinatura na lista de presença)

Por que um colóquio internacional sobre Marc Bloch no Brasil?
Em um país onde o ensino universitário de história é profundamente influenciado pelos estudos historiográficos e onde a Escola dos Annales, entre outras correntes das ciências humanas e sociais, exerceu e ainda exerce um papel central, Marc Bloch (1886-1944) permanece uma referência essencial. Ao mesmo tempo, o campo dos estudos medievais no Brasil tem conhecido um notável e plural desenvolvimento nas últimas décadas, tornando ainda mais relevante revisitar criticamente a obra de Marc Bloch medievalista e cofundador da revista Annales, assim como avaliar histórica e historiograficamente as repercussões, críticas e transformações dos seus temas de predileção na pesquisa histórica no Brasil e em geral.
No entanto, a importância de Marc Bloch ultrapassa fronteiras disciplinares e geográficas. Sua obra é um exemplo da circulação internacional de ideias, métodos e debates historiográficos, além de refletir intensamente os fluxos transnacionais de intelectuais e pesquisadores. Sua trajetória acadêmica e pessoal foi marcada por intercâmbios com diversas tradições historiográficas e por um pensamento que se construiu no diálogo constante com diferentes disciplinas. Sua abordagem interdisciplinar, que articula história, sociologia, antropologia e economia, permanece um referencial para os estudos das sociedades do passado e do presente.
A atualidade de Marc Bloch não se limita ao estudo de sua produção historiográfica. Seu pensamento, profundamente vinculado ao contexto intelectual e político de sua época, sua atuação como soldado e resistente nas duas grandes guerras mundiais e seu trágico assassinato pelos nazistas em 16 de junho de 1944 são elementos que conferem à sua trajetória uma dimensão intelectual e humana singular. Além disso, a recepção e a apropriação de sua obra em diferentes contextos nacionais evidenciam a dinâmica global das ideias historiográficas e sua adaptação às especificidades locais.
Este encontro científico tem como objetivo fomentar novas reflexões e pesquisas sobre as múltiplas facetas da obra de Marc Bloch e seus temas de estudo, bem como sobre sua influência e recepção no campo das ciências humanas e sociais até os dias de hoje. A proposta é explorar sua contribuição como historiador da Idade Média, teórico da história e das sociedades e intelectual engajado, que se posicionou ativamente como testemunha de seu tempo. O evento busca promover um debate interdisciplinar e internacional sobre sua obra, ressaltando tanto os diálogos historiográficos que ela inspirou quanto os desafios contemporâneos para seu legado.
Este encontro é uma iniciativa impulsionada por Suzette Bloch, neta de Marc Bloch, e se insere no contexto de sua entrada do Panteão, anunciada pelo Presidente da República Francesa em novembro de 2024.
Programa
6 de maio
Maison du CNRS – Rua da Reitoria, 100
16h30 – Acolhida
17h – Abertura
Representante da Embaixada da França no Brasil
Representantes da Universidade de São Paulo: Prof. Dr. Aluísio Segurado (Reitor da USP), Prof. Dr. Adrián Fanjul (Diretor da FFLCH-USP), Prof. Dr. Rafael Scopacasa (Coordenador do Programa de Pós-graduação em História Social-USP), Profa. Dra. Maria Cristina Pereira (Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH-USP)
Representantes das outras instituições organizadoras: Prof. Dr. Romain Huret (Presidente da École des hautes études en sciences sociales), Profa. Dra. Eliana Magnani (Diretora do Laboratoire de Médiévistique Occidentale de Paris), Prof. Dr. François-Michel Le Tourneau (Diretor do Laboratório de pesquisa internacional Mundos em transição), Prof. Dr. Gabriel Castanho (representante Programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
18h – Mesa Redonda – Comemoração cívica e memória familiar
Suzette Bloch – Genealogia e herança familiar
Marc-Louis Bloch dos Santos – Um bisneto entre transmissão e memória invisível
Discussão com Iara Bloch dos Santos, Laura de Mello e Souza (USP) e Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)
Moderação – Felipe Brandi (UNL)
20h – Coquetel
7 de maio
Maison du CNRS – Rua da Reitoria, 100
10h30 – Conferências
Hilário Franco Jr. (USP) – O ogro que tem o espírito humano como presa: Marc Bloch e a psicologia coletiva (remota)
Rafael Faraco Benthien (UFPR) – “Uma ciência dos homens no tempo”: considerações sobre o sentido da palavra história na obra de Marc Bloch
Moderação – Eliana Magnani (CNRS – LaMOP)
12h30 – Pausa (almoço)
14h – Mesa 1 – Estruturas sociais medievais e experiências historiográficas
Mário Jorge da Motta Bastos (UFF) – Marc Bloch e a “Questão Camponesa” na Alta Idade Média
Leandro César Santana Neves (UFRN) – A influência de Marc Bloch na medievalística de Eurípedes Simões de Paula (1910–1977) e seus orientados
Maria Cristina Pereira e Pedro de Oliveira e Silva (USP) – Ler, ver, aceder: modalidades de circulação das imagens medievais em edições das obras de Marc Bloch (Brasil/França)
Moderação – Flávio de Campos (USP)
16h – Pausa
16h30 – Mesa 2 – Afetos, verdade, erro. Crítica histórica et experiência humana
Edson Silva de Lima (UEG) – Emoções e sensibilidades: Marc Bloch e Lucien Febvre
Felipe Brandi (UNL) – Marc Bloch, arauto de uma história como ciência do presente
Moderação – Gabriel Castanho (UFRJ)
18h – Pausa
18h30 – Mesa Redonda – Relações intelectuais, história e emoções
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ) – Henri Hauser e Marc Bloch: relações sensíveis
Eliana Magnani (CNRS – LaMOP) – Henri Hauser na biblioteca de Marc Bloch
Gabriel Castanho (UFRJ) – Marc Bloch e a história das emoções
Moderação – Miguel Palmeira (USP)
8 de maio
Maison du CNRS – Rua da Reitoria, 100
11h – Conferência
Serge Paugam (CNRS/EHESS – M-TRANS) – Maurice Halbwachs e Marc Bloch em Estrasburgo
Moderação – Márcia Consolim (UNIFESP)
12h30 – Pausa (almoço)
14h – Mesa 3 – Pensar o tempo, escrever a história
André Bienvenu Mfo (Université d’Ebolowa – Camarões) – Marc Bloch et la pluralité des temps historiques: une relecture à l’ère du présentisme
Antonio David (UNICAMP) – Marc Bloch e o tempo histórico: uma análise internalista de Os reis taumaturgos (1923)
Thiago Augusto Modesto Rudi (UNESP) – Marc Bloch e a historiografia do século XIX na escritura de um Panthéon historiador
Moderação – Felipe Brandi (UNL)
16h – Pausa
16h30 – Mesa 4 – Circulações, recepções e diálogos entre disciplinas
Mariana Osés (USP) – Métier de critique: as resenhas críticas de Marc Bloch (1928-1944)
Jefferson Evaristo (UERJ) – Historiografia dos Annales em recepção na Linguística: Marc Bloch e a epistemologia da Historiografia Linguística
Maria Cecilia Ferreira (USP) – História social das elites e teoria social: diálogos a partir de Marc Bloch
Moderação – Maria Cristina Pereira (USP)
18h30 – Pausa
19h – Conclusões finais
Joseph Morsel (Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne – LaMOP)
Organização
Laboratoire de médiévistique occidentale de Paris (LaMOP UMR 8589 – CNRS – Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne)
Mundos em Transição / Mondes en transition (M-TRANS – IRL2034 – CNRS – Universidade de São Paulo)
École des hautes études en sciences sociales (EHESS)
Programa de pós-graduação de História Social da Universidade de São Paulo (PPGHS -USP)
Programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ)
Consulat Général de France à São Paulo
Comissão Organizadora
Eliana Magnani
François-Michel Le Tourneau
Maria Cristina Pereira
Suzette Bloch
Comissão Científica
Eduardo Henrik Aubert (USP – FFLCH – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas)
Eliana Magnani (CNRS – LaMOP)
Felipe Brandi (Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal)
Fernando Nicolazzi (UFRGS – LUPPA)
Flavio de Campos (USP – FFLCH – Departamento de História)
François-Michel Le Tourneau (CNRS – M-TRANS)
Gabriel Castanho (UFRJ – Instituto de História)
Márcia Consolim (UNIFESP)
Maria Cristina Pereira (USP – FFLCH – Departamento de História)
Mário Jorge da Motta Bastos (UFF – Departamento de História)
Miguel Palmeira (USP – FFLCH – Departamento de História)
Raquel Weiss (UFRGS)
Serge Paugam (CNRS – EHESS)
Suzette Bloch (Família Marc Bloch)
programme-A5-MarcBloch-Brasil_V9_reduit_qc
affiche-A3-1_Marc-Bloch-Brasil-V6_qr programme-A5-MarcBloch-Brasil_V9_reduit_qc
OpenEdition vous propose de citer ce billet de la manière suivante :
Eliana Magnani (12 mars 2026). Marc Bloch no Brasil. História e Ciências Sociais. Les carnets du LaMOP. Consulté le 8 mai 2026 à l’adresse https://doi.org/10.58079/15van


